TENSÕES

Irã relata explosão de três petroleiros no Estreito de Ormuz

Embarcações teriam atingido minas durante tentativa de navegação por rota não autorizada.

Por Associated Press* Publicado em 29/10/2026 às 10:05
Estreito de Ormuz AP/Vahid Salemi

O Irã afirmou que três petroleiros explodiram e pegaram fogo após atingirem minas navais nas últimas 24 horas, ao tentar transitar por uma rota não autorizada no Estreito de Ormuz. A informação foi divulgada pela emissora estatal do país, que citou a Guarda Revolucionária.

O comunicado não identificou as embarcações nem trouxe detalhes sobre possíveis vítimas. A declaração ocorre em meio à escalada de tensões na região, diante de preocupações de que ataques dos EUA e de Israel ao Irã possam ser retomados.

A Marinha iraniana disse que os petroleiros desligaram os sistemas de radar e navegação e ignoraram advertências ao tentar sair por uma rota restrita. Segundo a força naval, os navios danificados foram abandonados ao largo da costa sul da via marítima.

Teerã sustenta que embarcações que pretendem cruzar o estreito devem se comunicar com as autoridades iranianas e seguir rotas determinadas. A Guarda Revolucionária afirma que outras rotas estão minadas.

Ainda nesta quinta-feira, 29, o Centro de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO, na sigla em inglês) relatou que um navio avistou outra embarcação em chamas enquanto cruzava o estreito. O órgão afirmou que desconhecia o estado da tripulação e a extensão dos danos. Ainda não estava claro se esse caso se referia a uma das três embarcações mencionadas pela Guarda Revolucionária.

Apesar da recente alta nos ataques, petroleiros continuam transportando petróleo pelo estreito sob proteção militar dos EUA, segundo a empresa de dados marítimos Lloyd's List Intelligence.