SAÚDE

Ação de Saúde Bucal é realizada na Associação de Pescadores do Vergel

Atividade marca a Semana B de Saúde Bucal e o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista em Maceió.

Por Prefeitura de Maceió Publicado em 21/10/2026 às 11:49
Profissionais de saúde oferecem atendimento na Associação de Pescadores do Vergel durante ação preventiva. Cortesia

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu nessa quarta-feira (21) uma atividade de prevenção em Saúde Bucal e combate ao câncer de cabeça e pescoço na Associação de Pescadores do Vergel, em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Voltada a pescadores e marisqueiras, a ação contou com orientações sobre importância da saúde bucal, métodos preventivos contra o câncer de cabeça e pescoço e a necessidade do diagnóstico precoce. As equipes estiveram nos locais de trabalho desse público e realizaram distribuição de kits de higiene bucal e propuseram momentos de orientações informativas.

“Essa busca ativa é essencial principalmente para este público que normalmente não busca ajuda para investigar e tratar doenças de cabeça e pescoço. A promoção de saúde e educação é indispensável, estamos realizando a Semana B de Saúde Bucal e pensamos especificamente em atingir esse público com a intensificação dos serviços de prevenção e cuidado”, destacou Ducy Farias, coordenadora técnica de Saúde Bucal de Maceió.

A Secretaria de Saúde vem promovendo a “Semana B de Saúde Bucal” na capital. Em alusão ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista comemorado no dia 25, a pasta vem ampliando desde o dia 19 de outubro ações preventivas com buscas ativas em escolas, Unidades de Saúde e associações comunitárias.

A iniciativa da Coordenação Técnica de Saúde Bucal de Maceió amplia atividades de prevenção, tratamento, educação e distribuição de insumos de higiene bucal nos locais visitados. As equipes realizaram atendimentos simultâneos em oito escolas da capital com ações de educação, prevenção e tratamentos para os alunos.

Confira o cronograma das ações aqui