POLÍTICA

Sanae Takaichi justifica ausência no Parlamento com tarefas domésticas

Premiê do Japão menciona necessidade de se preparar mais do que homens em cargos semelhantes.

Por Estadao Conteudo Publicado em 20/10/2026 às 15:26
Sanae Takaichi © AP Photo / Eugene Hoshiko

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, gerou uma onda de debates sobre igualdade de gênero e rotina de trabalho no país ao declarar no Parlamento que gasta de três a quatro horas a mais por dia do que seus antecessores homens para se preparar. A justificativa apontada por Takaichi inclui a necessidade de se maquiar e cumprir tarefas domésticas antes dos compromissos oficiais.

Durante uma sessão, Takaichi relatou em detalhes a sua rotina diária ao ser confrontada por um parlamentar sobre o pouco tempo que vem passando no local.

"De manhã, tomo banho, preparo o café da manhã, lavo a louça e depois me maquio", afirmou a premiê. "Sinto que gasto de três a quatro horas a mais do que os primeiros-ministros homens fazendo essas coisas."

As falas da chefe de Governo repercutiram entre ativistas, parlamentares da oposição e juristas no Japão. Opositores e ativistas feministas expressaram preocupação de que a fala reforça papéis tradicionais de gênero, sugerindo que cabe prioritariamente à mulher a responsabilidade pelas tarefas da casa, mesmo quando ocupa o cargo mais alto do Poder Executivo.

"Gosto muito de ler essas pilhas de documentos que trouxe para casa à meia-noite, mas é difícil para mim encontrar tempo para me concentrar e pensar com clareza", disse a premiê.

A controvérsia trouxe à tona dados sobre a divisão do trabalho doméstico na sociedade japonesa. Mesmo em lares onde ambos os cônjuges possuem emprego em tempo integral, as mulheres ainda assumem mais de 70% das tarefas do lar.