Ministério da Saúde aprova protocolo para hemofilia A em crianças
Medicamento emicizumabe será usado no tratamento de crianças até 6 anos sem inibidores do fator VIII.
O Ministério da Saúde aprovou um protocolo para o uso do medicamento emicizumabe no tratamento de crianças até 6 anos com hemofilia A, desde que não apresentem inibidores do fator VIII da coagulação sanguínea.
A medida consta de portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15).
O documento estabelece critérios de diagnóstico, inclusão e exclusão de pacientes, além das condições de tratamento e dos mecanismos de regulação, controle e avaliação.
O protocolo tem abrangência nacional e deverá ser utilizado pelas secretarias de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para regular o acesso ao tratamento.
Benefícios
O tratamento é considerado menos invasivo. Diferente da terapia tradicional com fator VIII, que exige infusões intravenosas, o emicizumabe é aplicado por via subcutânea, tornando o processo menos invasivo.
Segundo o ministério, o tratamento também reduziria a frequência dos sangramentos.
Informação
Conforme a portaria, o paciente ou o responsável legal precisa ser informado sobre os potenciais riscos, efeitos colaterais e eventos adversos relacionados ao uso do emicizumabe.
O protocolo completo estará disponível no site do Ministério da Saúde, na seção de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
Atendimento
Os gestores estaduais, distrital e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão organizar a rede assistencial, definir os serviços de referência e estabelecer os fluxos necessários para o atendimento dos pacientes em todas as etapas previstas pelo protocolo.