Tragédia na PM: Van da corporação cai em Minas Gerais
Acidente aéreo vitimou três policiais militares em Santana do Paraíso.
Três militares morreram nesta sexta-feira, 9, na queda de um avião da corporação em Santana do Paraíso (região do Vale do Aço), nas proximidades do aeroporto de Ipatinga (MG). As causas do acidente aéreo ainda estão sendo investigadas.
Na aeronave estavam o tenente-coronel Luis Silvestre; a 1ª tenente Gabriela Emília; e a tenente Alice Almeida. Gabriela foi a primeira policial militar da corporação mineira a se formar piloto de aeronave de asa fixa e havia acabado de voltar de licença-maternidade.
Os três faziam parte do Comando de Aviação do Estado, equipe responsável por dar apoio a operações da PM, como transporte de órgãos e deslocamento de tropas e autoridades.
Silvestre era instrutor de voo e tinha mais de 5 mil horas à frente de aeronaves. Com mais de 24 anos de experiência em segurança pública, 19 deles dedicados à aviação, foi tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e comandou o Esquadrão de Aviões do Comando de Aviação do Estado, liderando equipes em missões estratégicas e coordenando treinamentos. Ele deixa a esposa e três filhos.
Alice Almeida, natural de Governador Valadares, foi criada em Caratinga. Antes de se tornar tenente, atuou por sete anos no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Fascinada por aviões, passou a pilotar após ingressar no oficialato da Polícia Militar e ser aprovada no processo seletivo do Comando de Aviação.
Gabriela Emília Soares Lacerda Resende ingressou na corporação em 2017, tornando-se oficial dois anos depois. Em Belo Horizonte, foi comandante de setor no 34º BPM e serviu no Comando Tático Móvel do 41º BPM. Em 2023, tornou-se a primeira mulher da PM mineira a pilotar uma aeronave de asa fixa, integrando o esquadrão de Asa Fixa da PMMG.
Cursando Direito, Gabriela escolheu a carreira de policial militar "pela nobreza" da profissão. O sonho de ser piloto parecia distante, mas prestou um concurso interno e foi aprovada em todas as avaliações.
Gabriela era mãe de duas crianças e havia retornado ao trabalho na quinta-feira, 8, após licença-maternidade. No dia anterior ao acidente, o Comando de Aviação do Estado publicou uma mensagem nas redes sociais dando boas-vindas à 1ª tenente.
O acidente aéreo ocorreu durante um voo de recheque de habilitação, procedimento padrão entre os pilotos da corporação. A aeronave partiu de Belo Horizonte às 15h16 com destino ao aeroporto de Ipatinga em Santana do Paraíso, e os Bombeiros foram acionados para atender à queda por volta das 16h15.
O avião da PM, modelo King Air, havia passado por um processo de retrofitagem, sendo adaptado para as atividades policiais. De acordo com a corporação, a manutenção estava em dia, assim como as habilitações das vítimas.
O acidente será investigado. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) foram acionados para realizar as primeiras apurações.