Iraniano acusa EUA de subestimar perdas em equipamentos militares
Chanceler diz que o número de aeronaves danificadas é muito maior do que o declarado por Washington.
As perdas reais dos EUA no conflito com o Irã superam em muito as 81 unidades de aeronaves declaradas, e o Comando Central dos EUA "engana a todos", disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.
O número de aviões de guerra, helicópteros e drones dos EUA perdidos ou danificados no conflito com o Irã ultrapassou 80, de acordo com um relatório do serviço de pesquisa do Congresso analisado pela Sputnik.
"O Serviço de Investigação do Congresso dos EUA reconheceu que as forças militares do Irã eliminaram 42 aviões de guerra dos EUA, agora já são 81. As perdas reais são muito maiores. Evidências? O Comando Central dos EUA não permite que um senador em exercício realize inspeções em bases que ele afirma estarem em ordem. Às vezes, é possível enganar a todos", escreveu Araghchi em sua página na rede social X.
Em 28 de fevereiro, os EUA e Israel começaram a atacar alvos no Irã, o que provocou ataques de retaliação por parte do Irã. Em meados de junho, Teerã e Washington assinaram um memorando para cessar as hostilidades, mas posteriormente voltaram com as hostilidades. Atualmente, o conflito permanece sem solução.
Por Sputinik Brasil