CLIMA

Inmet emite alerta amarelo para tempestade em SP e outras regiões nesta quarta-feira

Alerta é válido até a noite de hoje; foco está em chuvas intensas e ventos fortes.

Por Estadao Conteudo Publicado em 07/10/2026 às 10:52
Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestade no Estado de São Paulo e em outras localidades do País. O aviso é válido ao menos até o fim da noite desta quarta-feira, 7. Em cidades do Sul, o alerta em vigor é o laranja. Conforme o Inmet, há risco para chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.

Estados afetados:

- São Paulo

- Amazonas

- Trechos de Roraima

- Trechos do Acre

- Rondônia

- Mato Grosso

- Pará

- Mato Grosso do Sul

- Goiás

- Minas Gerais

- Paraná

- Rio de Janeiro

- Trechos de Santa Catarina

- Trechos do Espírito Santo

Em razão das chuvas que atingem grande parte do País, as buscas pelo termo "alerta amarelo" nas últimas horas também ganharam destaque no Google Trends.

Recomendações:

- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).