Protestos na Índia pedem renúncia de chefe eleitoral por revisão polêmica de listas
Partidos de oposição acusam Comissão Eleitoral de favorecer governo de Modi durante revisão de eleitores.
Partidos de oposição fizeram protestos nesta terça-feira (6) na capital da Índia, Nova Délhi, exigindo a renúncia do chefe da comissão eleitoral do país em meio a uma revisão controversa das listas de eleitores. Centenas de policiais foram mobilizados no centro da cidade.
A manifestação é a mais recente de uma série de protestos quase diários iniciados na semana passada por grupos estudantis, partidos de oposição e pelo movimento jovem "Cockroach".
Os manifestantes pedem a saída do chefe da Comissão Eleitoral, Gyanesh Kumar, e acusam o órgão que ele comanda de manipular registros de eleitores para favorecer o partido do primeiro-ministro Narendra Modi, o Bharatiya Janata Party (BJP). A comissão e o governo negam irregularidades.
Nesta terça, agentes de segurança - alguns com cassetetes - ficaram atrás de barricadas em frente ao escritório da comissão, perto do Parlamento. As autoridades emitiram alertas de trânsito para áreas ao redor do protesto e fecharam algumas vias.
A Índia iniciou no ano passado, no Estado de Bihar, uma Revisão Especial Intensiva das listas eleitorais antes das eleições estaduais. Desde então, o procedimento foi expandido para a maioria dos estados e territórios administrados pelo governo federal.
Críticos afirmam que o processo exige documentos confusos e difíceis de obter, o que pode excluir milhões de eleitores aptos. Dados da Comissão Eleitoral indicam que as listas podem encolher em até 30% em algumas regiões.
A comissão diz que a revisão busca remover registros duplicados e de pessoas inelegíveis, garantindo que eleitores aptos permaneçam cadastrados. Partidos de oposição e ativistas, porém, afirmam que a medida pode resultar em perda de direito de voto de cidadãos legítimos.
A campanha contra a Comissão Eleitoral tem sido impulsionada, em parte, pelo movimento Cockroach, que começou online e se autodenomina Cockroach Janata Party. Protestos de rua anteriores organizados pelo grupo levaram à renúncia do ministro da Educação em julho. Fonte: Associated Press.