POLÍTICA

Reino Unido refuta ações legais da Argentina sobre Malvinas

Governo britânico defende atividades econômicas nas Ilhas Malvinas e afirma soberania na região.

Por Estadao Conteudo Publicado em 15/09/2026 às 18:44
Reino Unido © AP Photo / Kirsty Wigglesworth

O Reino Unido questionou nesta terça-feira, 15, a ofensiva legal lançada pelo governo do presidente argentino, Javier Milei, contra empresas estrangeiras que operam nas Ilhas Malvinas, inclusive apoiando estas com diretrizes para operar na região e afirmando que o país sul-americano não tem jurisdição para aplicar suas leis na zona.

Em publicação em seu site oficial, o Reino Unido declarou que apoia toda atividade econômica legítima nas ilhas e defende o direito dos habitantes locais de regular sua economia e explorar seus recursos naturais, incluindo hidrocarbonetos.

"As Ilhas Malvinas são um Território Ultramarino Britânico. O governo do Reino Unido não tem dúvidas quanto à soberania britânica sobre as Ilhas Malvinas e as áreas marítimas adjacentes. Não discutiremos a soberania a menos que - e até que - os habitantes das ilhas assim o desejem," publicou.

"Algumas empresas e indivíduos podem receber correspondência das autoridades argentinas referente às suas atividades ou relacionadas a elas. A posição do governo do Reino Unido é a de que a Argentina não tem o direito de exercer jurisdição sobre as Ilhas Malvinas nem de aplicar sua legislação interna nas ilhas, tampouco em relação a empresas ou indivíduos que realizem negócios nas ilhas ou que estejam a elas relacionados," apontou.