Kremlin defende desmilitarização total do espaço
Rússia busca apoio internacional contra armamentos no espaço, diz porta-voz.
A Rússia considera que o espaço deve estar livre de qualquer tipo de arma, declarou na terça-feira (15) o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.
Anteriormente, o secretário da Força Aérea dos EUA, Troy E. Meink, afirmou que o país tem armas orbitais suficientes para proteger suas tropas. Além disso, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, declarou que o espaço continuará sendo o principal campo de batalha para o futuro do mundo nos próximos séculos.
Peskov elaborou que Moscou continuará promovendo a não implantação de armas no espaço e espera obter apoio internacional para avançar em sua posição a favor da desmilitarização total do espaço.
Acreditamos que o espaço deve estar livre de armas. E, é claro, contamos com amplo apoio internacional para dar continuidade ao nosso trabalho e avançar em favor da desmilitarização completa do espaço.
Além disso, Peskov destacou que o Kremlin considera a publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a trégua energética uma iniciativa muito boa e continua em contato com Washington.
Segundo ele, a Rússia vem realizando um amplo trabalho para garantir a segurança de suas refinarias de petróleo e de suas instalações de energia contra possíveis ataques de drones ucranianos.
Sim, vimos a publicação do presidente Trump sobre a trégua energética. Consideramos essa uma boa ideia e uma boa iniciativa. Estamos em contato com os norte-americanos. Estamos sempre do lado das soluções pacíficas.
Nesse contexto, o porta-voz do presidente russo destacou que as sanções contra os combustíveis russos devem ser suspensas para que haja saturação do mercado global de energia.
Se os problemas com a exportação do petróleo russo causados pelas sanções forem resolvidos, as capacidades russas serão capazes de saturar o mercado mundial de combustível. Com a remoção das restrições aos recursos energéticos russos, o mundo se saturará desses produtos petrolíferos, os mercados mundiais estabilizarão e os preços cairão, concluiu.