CONFLITO

Houthis assumem controle estratégico na costa do Iêmen

Grupo militar conquista ilhas e localidades próximas ao estreito de Bab el-Mandeb, conforme fontes militares.

Por Sputnik Brasil Publicado em 11/09/2026 às 16:09
Houthis consolidam controle no estreito de Bab el-Mandeb. © AP Photo / AP Photo

Os houthis tomaram todas as principais localidades próximas ao estreito de Bab el-Mandeb e na costa oeste do mar Vermelho, informou nesta sexta-feira (11) uma fonte militar do movimento à Sputnik.

Assim como Ormuz, o estreito de Bab el-Mandeb é considerado um dos pontos mais estratégicos do comércio global, por onde passam cerca de 12% do tráfego marítimo do mundo e aproximadamente 9 milhões de barris de petróleo por dia.

"Os houthis tomaram a ilha estrategicamente importante de Perim, na parte mais estreita da região, após a retirada das tropas governamentais. A ilha pertence ao distrito de Dubab, assim como a praia de Az-Zaafur, de onde é possível avistar a ilha. O Exército iemenita recuou para a parte sul da ilha", detalhou a fonte.

Além disso, segundo ele, embarcações dos houthis desembarcaram tropas no arquipélago de Hanish, que inclui as ilhas Grande Hanish, Pequena Hanish e Jabal Zuqar. O arquipélago pertence à província de Hodeida e fica próximo às rotas marítimas no sul do mar Vermelho.

"Foi confirmado que as forças navais do Ansar Allah assumiram o controle do arquipélago, localizado a cerca de 25 milhas náuticas da costa do Iêmen, e capturaram sua guarnição, composta por 260 oficiais e soldados. Os prisioneiros foram levados para a costa de Hodeida após horas de negociações por rádio para que se rendessem", relatou a fonte.

A tomada das ilhas ocorreu após os houthis conquistarem a região estrategicamente importante de Al-Mokha, no oeste da província de Taiz, incluindo o porto que dá acesso ao estreito de Bab el-Mandeb. O grupo já havia consolidado o controle sobre a província de Hodeida, no oeste do país.

Os houthis intensificaram as operações militares contra as forças governamentais no Iêmen e na Arábia Saudita em meados de julho, após uma pausa de quatro anos. A retomada ocorreu depois de ataques da Força Aérea saudita ao aeroporto de Sanaa no momento em que um avião iraniano com uma delegação houthi a bordo pousava no local.

Já as Forças Armadas do Iêmen também anunciaram a conclusão de uma operação militar que teria libertado 5.400 quilômetros quadrados de território na costa do mar Vermelho. Segundo o anúncio, a navegação marítima internacional permanece segura e autorizada na região, com exceção de embarcações vinculadas à Arábia Saudita.

Durante a ofensiva, nove drones sauditas teriam sido abatidos e centenas de soldados apoiados por Riad foram capturados.