SEGURANÇA PÚBLICA

Britânico é acusado de colaborar com espiões russos na sabotagem de fábrica de drones

Joshua Cammidge, de 31 anos, enfrenta acusações graves em tribunal de Londres.

Por Estadao Conteudo Publicado em 10/09/2026 às 19:23
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Um britânico foi acusado de conspirar com espiões russos para sabotar uma fábrica de drones na Inglaterra, conforme apresentado pela promotoria em um tribunal de Londres nesta quinta-feira.

Joshua Cammidge, de 31 anos, enfrenta acusações de engajar-se em atividades para auxiliar materialmente um serviço de inteligência estrangeiro, violando a Lei de Segurança Nacional.

Durante sua primeira aparição no tribunal, Cammidge não apresentou uma declaração e foi mantido sob custódia. Ele deverá comparecer novamente no dia 25 de setembro ao Tribunal Criminal Central.

O promotor Warren Stanier, no Tribunal de Magistrados de Westminster, afirmou que Cammidge estava em contato com um suposto representante do GRU Volunteer Corps, um grupo controlado pela agência de inteligência militar da Rússia.

"A essência das comunicações eram locais dentro do Reino Unido de fábricas que fabricavam drones e a sabotagem dessas fábricas", explicou Stanier. "Ele sabia exatamente com quem estava se comunicando e as implicações do que estava se oferecendo para fazer."

O Reino Unido declarou o GRU Volunteer Corps uma ameaça à segurança nacional em julho, acusando-o de coletar inteligência estrangeira e conduzir operações secretas hostis em nome de espiões militares russos.

O apoio ao GRU foi proibido sob uma nova lei que concede ao governo mais poderes para combater organizações de proxy que realizam atividades hostis em nome de estados estrangeiros. Aqueles condenados por ajudar o grupo podem enfrentar até 14 anos de prisão.