Instituto Internacional Juarez Machado firma parceria com universidade do México
Acordo prevê intercâmbio de estudantes e experiências em gestão cultural entre Joinville e Ixtlahuaca
O Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM) assinou, em 28 de agosto, um protocolo de cooperação com a Universidade de Ixtlahuaca CUI, no México. O acordo foi assinado pelo presidente de honra do Instituto, Edson Busch Machado, pela presidente executiva, Eula Maciel, e pelo reitor da Universidade de Ixtlahuaca CUI, Dr. Margarito Ortega Ballesteros. A parceria prevê intercâmbio entre as instituições e abre espaço para a participação de estudantes mexicanos em atividades do Instituto, em Joinville.
A parceria foi formalizada durante o XXXI Congresso Internacional de Antropologia de Iberoamérica, realizado no México entre os dias 26 e 28 de agosto. O evento teve mais de 750 participantes inscritos e reuniu 50 palestrantes do México, Espanha, Portugal, Colômbia e Brasil. O congresso promoveu a troca de experiências entre pesquisadores, instituições de ensino e organizações ligadas à cultura, educação, patrimônio e psicologia.
Durante o encontro, o Instituto Internacional Juarez Machado apresentou um trabalho sobre educação patrimonial desenvolvido em Joinville, mostrando como a arte, a preservação da memória e as ações culturais podem contribuir para a formação da comunidade.
Vivência no Instituto
O primeiro projeto a sair do papel será voltado a estudantes da Universidade de Ixtlahuaca CUI que estejam na etapa final da graduação. Eles poderão realizar um período de vivência no Instituto, acompanhando de perto a rotina e os processos de uma instituição cultural privada sem fins lucrativos.
A experiência terá caráter prático e poderá incluir atividades de curadoria e montagem de exposições, gestão de acervo, biblioteca especializada e reserva técnica, ações educativas e mediação cultural, produção de eventos, captação de recursos e comunicação. Os estudantes também terão acesso à Biblioteca Edson Busch Machado e à programação do Instituto, além de receber tutoria e certificação.
Para o Instituto Internacional Juarez Machado, a parceria amplia as possibilidades de intercâmbio de conhecimentos e experiências na área da gestão cultural, aproximando Joinville de uma instituição de ensino mexicana com atuação acadêmica em diferentes áreas.
Além da recepção de estudantes, o protocolo estabelece uma base para novas iniciativas de cooperação entre as duas instituições. A aproximação poderá envolver, futuramente, artistas, pesquisadores e outros projetos conjuntos.