Ministro destaca esforços do Brasil para reabrir mercado de pescados à UE
Édipo Araújo afirma que busca reverter embargo de 8 anos que impede exportações de pescados.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Édipo Araújo, afirmou nesta terça-feira (1º) que o Brasil segue em "esforço concentrado" para reverter o embargo que impede a exportação de pescados brasileiros à União Europeia há 8 anos.
A fala ocorre um dia depois de membros da Comissão Europeia confirmarem a suspensão da importação de carnes, aves, ovos, mel e peixes do Brasil a partir de quinta-feira (3). O ministro fez questão de separar essa negociação da suspensão anunciada para outras proteínas, como a carne suína, ligadas ao uso de antimicrobianos nas cadeias produtivas. "Uma coisa anda diferente da outra".
"A gente acredita que com a abertura do mercado europeu nós vamos aumentar em 20% nossas exportações". Segundo Édipo Araújo, uma missão de auditoria da UE esteve no Brasil em julho para avaliar as condições sanitárias da produção pesqueira, visita classificada pelo governo como bem-sucedida — o relatório oficial ainda não foi divulgado.
O ministro cumpriu agenda nesta terça-feira (1º) em Maricá, no leste fluminense do Rio de Janeiro, e participou de uma cerimônia de entrega do Certificado do Selo Pesca Artesanal do Brasil para pescadores locais.