TRANSPORTES

Pista do Aeroporto Santos Dumont é reaberta após acidente com jatinho

Após retirada de aeronave que saiu da pista, operações de pouso e decolagem foram retomadas sem feridos.

Por Agência Brasil Publicado em 28/08/2026 às 06:45
Aeroporto Santos Dumont retoma operações após retirada de jatinho sem feridos.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a pista do Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, foi liberada às 23h dessa quinta-feira (27), após a retirada de um jatinho Embraer Phenom, prefixo PSVEE - E50P, que atingiu o gramado lateral durante o procedimento de pouso, às 16h10. Na aeronave estavam o piloto e um tripulante. Nenhum dos dois ficou ferido. A aeronave tem capacidade para cinco passageiros.

O Plano de Emergência do aeroporto foi acionado imediatamente. Equipes do Corpo de Bombeiros deram suporte, e técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estiveram no aeroporto para iniciar as investigações sobre a causa da saída da pista.

Durante a suspensão das operações de pousos e decolagens, 15 voos foram transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão e 71 foram cancelados em função do acidente. Centenas de passageiros ficaram horas esperando para seguir para seus destinos.