TRAGÉDIA

Inundações no Nepal provocam 95 mortes e 384 turistas estão desaparecidos

Eventos desastrosos atingem região na fronteira com o Tibete; atividades de resgate estão em andamento.

Por Estadao Conteudo Publicado em 26/08/2026 às 12:05
Inundações provocam 19 mortes no Nepal; pelo menos 384 turistas estão desaparecidos OpenAI (GPT Image)

Pelo menos 95 pessoas morreram nesta quarta-feira, 26, em inundações no Nepal, após uma enchente devastadora atingir uma região na fronteira com o Tibete, informou um porta-voz da polícia à agência AFP.

As imagens divulgadas mostram um rio transbordando e arrastando várias casas em seu percurso no distrito de Rasuwa, um dos mais afetados.

Até o momento, 95 mortes foram confirmadas, declarou o porta-voz da polícia, Abi Narayan Kafle. Ele acrescentou que 28 policiais também estão desaparecidos. As operações de resgate continuam na região.

A inundação atingiu Syabrubesi, ponto de partida da popular rota de trekking de Langtang, assim como outras áreas usadas por viajantes na peregrinação hindu até Kailash Mansarovar.

O Exército do Nepal anunciou a mobilização de 14 helicópteros e equipes de resgate para apoiar os trabalhos.

As inundações são grandes e podem ter afetado muitas áreas habitadas, declarou Kafle à AFP. Os danos ainda estão sendo avaliados.

Turistas desaparecidos

Mais de 380 turistas, em sua maioria estrangeiros, ficaram incomunicáveis na quarta-feira, após a grande inundação na região de fronteira com o Tibete.

Um registro preliminar, compilado a partir de informações de empresas de turismo e viagens, identificou 384 viajantes - incluindo 291 estrangeiros e 93 nepaleses - como desaparecidos nas áreas afetadas, informou o Conselho de Turismo do Nepal. As autoridades trabalham para verificar o paradeiro dessas pessoas.

Os turistas estrangeiros são de países como a Índia, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Malásia.

Avalanche de gelo

O primeiro-ministro Balendra Shah convocou uma reunião urgente da agência responsável pela gestão de desastres.

O trabalho já começou para adotar as medidas necessárias, em coordenação com as equipes médicas, de buscas e da Cruz Vermelha, escreveu o governante em sua conta na rede social X.

A inundação pode ter sido provocada por uma avalanche de gelo que caiu no rio Lhende, mas a causa exata ainda será determinada, declarou Qianggong Zhang, cientista do Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado da Montanha (ICIMOD), com sede em Katmandu.

No vizinho Tibete, do lado chinês da fronteira, um deslizamento de terra procedente do Nepal deixou muitas vítimas e desaparecidos no Porto Gyirong, informou o canal público chinês CCTV.

A agência estatal Xinhua acrescentou que o presidente Xi Jinping ordenou mobilizar todos os recursos para as operações de resgate, mas não divulgou um balanço de mortos ou feridos.

Xi afirmou que a tarefa mais urgente é fazer o possível para encontrar e resgatar os desaparecidos, assim como atender rapidamente os feridos e reduzir ao mínimo o número de vítimas, segundo a CCTV.