ECONOMIA

Reajuste de 6,94% nas tarifas da Equatorial Pará é aprovado pela Aneel

Decisão da Agência é válida a partir de 7 de agosto, com impacto variado entre grupos de consumidores.

Por Estadao Conteudo Publicado em 11/08/2026 às 15:23
Aneel Aneel/Divulgação

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 11, uma alta tarifária média de 6,94% para os consumidores da Equatorial Pará Distribuidora de Energia. O Reajuste Tarifário Anual de 2026 passa a valer a partir de 7 de agosto deste ano.

Os clientes conectados em alta tensão, como indústrias e grandes empresas, enfrentarão um aumento médio de 8,09%. Em contrapartida, aqueles conectados em baixa tensão, que incluem consumidores residenciais, rurais, pequenos comércios e pequenas indústrias, terão um aumento médio de 6,6%, com uma expectativa de alta de 6,7% somente para o grupo residencial.

A pressão nos custos de transporte de energia e aquisição de energia, além de componentes financeiros e encargos setoriais, foram determinantes para o atual ciclo de aumento tarifário. A tarifa poderia ter um aumento ainda maior não fossem os recursos provenientes da repactuação do Uso de Bem Público (UBP).

A Equatorial Pará está situada em Belém (PA) e atende cerca de 3,12 milhões de unidades consumidoras.