POLÍTICA
Estados Unidos acatam solicitação do Brasil para debater tarifas na OMC
Consultas visam discutir tarifas de 25% e 12,5% aplicadas aos produtos brasileiros.
Por Sputnik Brasil
Publicado em 10/08/2026 às 14:22
O governo dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (10) que aceita o pedido brasileiro para realizar consultas na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas impostas a produtos do Brasil.
"Os Estados Unidos aceitam o pedido do Brasil de realização de consultas. Estamos à disposição para nos reunirmos com os representantes de sua missão em uma data mutuamente conveniente", diz o documento enviado à organização.
O Brasil acionou a OMC em 27 de julho contra tarifas de 25% e 12,5% aplicadas pelos Estados Unidos. O governo brasileiro argumenta que as medidas são discriminatórias, unilaterais e incompatíveis com compromissos assumidos no âmbito da organização.
"O Brasil considera que as medidas norte-americanas são injustificadas e incompatíveis com obrigações dos EUA no âmbito do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio de 1994 (GATT 1994) e do Entendimento Relativo às Normas e Procedimentos sobre Solução de Controvérsias da OMC", aponta o Itamaraty.
Com estas novas taxas, o Brasil se tornou o segundo país mais tarifado pelos norte-americanos, atrás apenas da China, impactando em mais de US$ 11 bilhões (quase R$ 56,4 bilhões) as exportações da indústria e do agronegócio.