General americano busca solução para conflitos com o Irã
Dan Caine pressiona a Casa Branca por uma saída pacífica diante das limitações militares.
O presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Dan Caine, vem convencendo a Casa Branca há semanas a encontrar uma maneira de acabar com o conflito com o Irã devido ao esgotamento de cenários militares eficazes e escassez de munições, relata canal americano, citando fontes informadas.
"Caine está procurando uma saída para este conflito [com o Irã]", aponta o canal de TV, citando palavras de uma das fontes.
De acordo com o canal de TV, o general Caine realizou uma série de reuniões confidenciais nas últimas semanas com membros-chave do gabinete, incluindo o vice-presidente J. D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) John Ratcliffe para coordenar posições e demonstrar ao presidente dos EUA, Donald Trump, os riscos e o impasse de uma nova escalada em torno do Irã.
Há um entendimento crescente no comando militar e na inteligência dos EUA de que o papel da aviação no conflito com o Irã tem seus limites, e o próprio general Caine compartilha essa posição, segundo uma publicação da mídia.
Os arsenais esgotados de mísseis de precisão e sistemas antiaéreos dos EUA, anteriormente relatados por vários meios de comunicação americanos, têm sido um sério dissuasor.