SEGURANÇA PÚBLICA

Explosão de caminhão-bomba em Cúcuta deixa 11 feridos

Ataque ocorre dias antes da posse do presidente eleito Abelardo de la Espriella.

Por Estadao Conteudo Publicado em 01/08/2026 às 12:23
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Pelo menos 11 pessoas morreram na Colômbia neste sábado, dia 1º, quando um caminhão-bomba explodiu na cidade de Cúcuta, perto da fronteira com a Venezuela, segundo autoridades locais. O caso ocorre apenas seis dias antes da posse do presidente eleito Abelardo de la Espriella .

Nas primeiras horas da manhã, jornalistas da AFP registraram o veículo em chamadas ao lado de uma delegacia de polícia na cidade, observando fachadas de prédios destruídos e uma área ao redor repleta de forças de segurança, militares e moradores locais que se aproximavam do local do ataque.

"Neste momento, temos oito policiais e três civis feridos... É um ato atroz e violento... e o que aconteceu é profundamente lamentável", disse à imprensa George Quintero , secretário de Segurança do Departamento de Norte de Santander - onde o ataque ocorreu.

As autoridades estão recompensando um equivalente a mais de 32 mil dólares por informações que levem à captura dos responsáveis.

De la Espriella, de ultradireita, deve assumir o cargo em 7 de agosto na cidade de Cali , sucedendo Gustavo Petro , o primeiro presidente de esquerda do país.

Com o apoio do governo de Donald Trump , o advogado milionário prometeu intensificar o combate aos grupos guerrilheiros e outras organizações de narcotráfico que alimentam a pior onda de violência da última década no país - o maior produtor mundial de cocaína.

Para alcançar seus objetivos, De la Espriella planeja firmar alianças militares tanto com os Estados Unidos quanto com Israel .

Petro, que atualmente visita Cuba , ainda não comentou o ataque.

O presidente colombiano passou para a capital cubana na sexta-feira para conversar com Miguel Díaz-Canel , sobre a política de "estrangulamento" dos EUA contra a ilha, bem como sobre as ações do governo Trump contra embarcações caribenhas envolvidas no tráfico de drogas.

"De Cuba, quero me opor a uma guerra no Caribe; os objetivos planejados para o Mar do Caribe - realizaram traficantes de drogas - mataram pessoas comuns, como as agências de inteligência dos EUA acabaram de confirmar. Não alcançaram nada, mas mataram 261 pessoas , incluindo, ao que parece, 50 colombianos ", escreveu Petro na rede social X na sexta-feira.

A equipe de De la Espriella contará com um dos maiores esquemas de segurança já planejados para essa cerimônia, envolvendo um impacto de aproximadamente 11 mil soldados e policiais em remessas terrestres, aéreas e marítimas.

As posses presidenciais tradicionalmente ocorreram no prédio do Congresso, em Bogotá, mas o presidente eleito solicitou que a categoria fosse vendida para Cali , no sudoeste do país - uma região assolada por confrontos entre quadrilhas de narcotráfico e grupos guerrilheiros.

Grupos guerrilheiros emitiram ameaças ao presidente eleito, que planejam romper as negociações de paz que Petro vinha conduzindo com diversas organizações armadas.

De la Espriella relatou repetidamente a existência de um plano para assassiná-lo.

Inicialmente, De la Espriella tentou realizar uma posse em uma base militar no departamento conturbado de Cauca , mas Petro não autorizou o plano.

As eleições recentes foram marcadas pela violência política e pela intensificação do conflito armado, envolvendo bombas, drones carregados de explosivos e numerosos ataques às forças de segurança.

Em 2025 , o senador de direita e pré-candidato à presidência Miguel Uribe Turbay foi baleado durante um evento em Bogotá e acabou falecendo.