Anac impõe restrições à venda de passagens da Flybondi no Brasil
Companhia aérea argentina teve 79% dos voos cancelados de julho a agosto de 2026.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira, 29, que determinou, por meio de medida cautelosa, a restrição de transações de passagens da companhia aérea argentina Flybondi no Brasil, após identificação de restrições de capacidade operacional da empresa e riscos de prejuízos aos passageiros.
Segundo a agência, entre 1º e 27 de julho de 2026, a Flybondi cancelou 79% dos voos registados no País. A fiscalização também apontou redução significativa das operações, divergências entre a malha aérea cadastrada e os voos efetivamente realizados, além do aumento das reclamações relacionadas a reembolsos, alterações de voos, assistência aos passageiros e canais de atendimento.
Procurada, a Flybondi não retornou a tentativa de contato do Estadão . O espaço segue aberto.
Pela decisão, a empresa fica impedida de vender passagens para os destinos brasileiros de Florianópolis, Maceió e Salvador , que ainda não foram atendidas por suas operações, e também não poderá ampliar a malha aérea cadastrada junto à Anac, com a inclusão de novos destinos, frequências ou operações no País.
A Anac distribuiu ainda que a movimentação de passagens para a rota Buenos Aires-Rio de Janeiro (Galeão) será suspensa a partir de 3 de agosto, caso a companhia não comprove a adoção de ajustes operacionais capazes de garantir a regularidade do serviço até os dados da restrição.
A medida não afeta as passagens já emitidas. Em caso de cancelamento de voos, a Flybondi continua obrigada a prestar assistência aos passageiros e oferecer reacomodação gratuita ou reembolso integral, conforme as normas vigentes.
Segundo a agência, a restrição poderá ser revista ou revogada caso a empresa demonstre a adoção de medidas que restabeleçam a regularidade das operações, o atendimento adequado aos passageiros e o cumprimento das obrigações regulatórias.