2º Festival de Judô Escolar promove integração entre alunos de Maceió
Evento reuniu estudantes da rede pública e particular em um dia de aprendizado e competição.
O Gigantão Vila Olímpica, localizado no Sesi Cambona, recebeu neste sábado (25) o 2º Festival de Judô Escolar, que reuniu estudantes de escolas públicas e particulares de Maceió, em um dia de integração, aprendizado e valorização do esporte.
O festival contou com a participação de 35 alunos da Escola Municipal Maria José Carrascosa, que representaram a unidade de ensino durante a competição.
Promovido pela Federação Alagoana do Desporto Escolar, o evento teve a parceria da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), que vem fortalecendo o esporte educacional e ampliando o acesso dos estudantes da rede pública municipal à modalidade por meio da Educação Integral.
A técnica da Coordenação de Educação Integral da Semed, Elaine Paccola, destacou que o festival representa uma importante oportunidade de desenvolvimento para as crianças.
"Esse evento é uma realização da Federação do Desporto Escolar e proporciona oportunidades para nossas crianças. É um festival que contempla todos os alunos e representa um trabalho de base muito importante, e isso tem sido feito, principalmente, na Educação de Tempo Integral, realizada no contraturno das aulas", afirma Elaine.
Ainda segundo ela, o principal objetivo é proporcionar aos estudantes a oportunidade de mostrar seus talentos, participar de competições saudáveis e fortalecer a convivência social.
A técnica ressaltou que o judô vai além da disputa esportiva, pois ensina respeito, disciplina e valores que contribuem para a formação cidadã.
Elaine explica que a participação dos alunos é resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano na escola, pelo professor de Educação Física, Ederaldo Ramos.
"Esse trabalho está tendo excelentes resultados e, diante disso, a Semed está ampliando a oferta do judô para mais de 30 unidades de ensino, visando fortalecer um projeto que já vinha sendo desenvolvido em escolas como Maria José Carrascosa, João Sampaio e Nosso Lar", ressaltou a técnica.
O festival reuniu crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, nas categorias masculina e feminina, promovendo a integração entre estudantes de diferentes instituições de ensino da capital.
Esporte transforma vidas
A mãe do estudante Breno Isac, de 10 anos, da Escola Municipal Maria José Carrascosa, Elineuza de Oliveira, contou que, inicialmente, tinha receio de permitir que o filho praticasse judô com medo de que ele se machucasse.
"Eu tinha medo que ele se machucasse, mas ele dizia: 'Mãe, é legal, o professor é legal'. A gente liberou e viu o desempenho dele crescer. Hoje, damos todo apoio porque é algo que ele gosta", frisou a mãe.
Para ela, oferecer gratuitamente atividades esportivas por meio da rede municipal representa uma oportunidade importante para muitas famílias.
"Foi algo maravilhoso. Muitas vezes, a gente não tem condições de pagar uma atividade esportiva, e essa oportunidade oferecida pela Prefeitura ajuda muito. A gente vê a realização das crianças".
Segundo Elineuza, o esporte também trouxe reflexos positivos no comportamento e no desempenho escolar do filho.
Sonho dentro dos tatames
Aluno do 4º ano da Escola Municipal Maria José Carrascosa, Breno Isac pratica judô há pouco mais de um ano e sonha em seguir carreira na modalidade. "Mudou meu comportamento e melhorei nas notas. Eu gostei demais do judô", destacou.
O estudante afirmou que deseja continuar competindo. "Quero levar o judô como profissão e participar de várias competições", disse Breno.
Apesar do nervosismo durante os torneios, Breno encara cada disputa como um aprendizado. "Às vezes eu ganho, às vezes eu perco, mas é muito bom participar".
Formação além da competição
O professor de Educação Física da Escola Municipal Maria José Carrascosa e integrante da Federação Alagoana de Desporto Escolar, Ederaldo Ramos, explicou que as aulas de judô acontecem no programa tempo integral desenvolvido pela Prefeitura, no contraturno escolar, às segundas, quartas e sextas-feiras, atendendo estudantes de 5 a 11 anos, na escola.
Segundo ele, o objetivo vai muito além da preparação para competições. "A gente trabalha limites, respeito, disciplina e formação integral. Não é só competição. É convivência, amizade e desenvolvimento humano", disse o professor.
Ele destacou que a prática do judô tem refletido diretamente na rotina escolar dos alunos. Segundo Ederaldo, a melhoria na disciplina e no comportamento também contribui para o rendimento em sala de aula, resultado de um trabalho realizado em parceria com os professores das demais disciplinas.
Ao comentar sobre Breno, o professor destacou a evolução do estudante. "O Breno é um aluno disciplinado. Trabalhamos algumas questões relacionadas ao autocontrole, e hoje, ele está super empolgado. É gratificante acompanhar esse desenvolvimento", afirmou.
Ele também ressaltou a importância do incentivo dado pela Semed ao esporte. "O incentivo é fundamental. O esporte contribui para o desenvolvimento integral como o físico, social, cognitivo e emocional dos estudantes. Precisamos ampliar cada vez mais essas oportunidades", disse.
Inclusão pelo esporte
Entre os participantes estava João Pedro, 9 anos, estudante autista, que comemorou a oportunidade de participar do festival. "Eu gostei do evento. Gosto de treinar porque fico mais forte", contou o aluno bastante animado.