ARQUEOLOGIA

Lanças de 5.000 anos descobertas no Chile eram usadas para caça

Réplicas de lanças de arremesso foram encontradas em assentamento antigo no deserto de Atacama.

Por Sputnik Brasil Publicado em 24/07/2026 às 12:55
Lanças de arremesso de 5.000 anos foram descobertas em Caleta Huelén, Chile. © AP Photo / Dima Gavrysh

Arqueólogos encontrados no Chile, no deserto do Atacama, lançam lançamentos de arremesso com 5.000 anos de idade, que podem ter sido usados ​​para caçar guanacos e vicunhas, parentes antigos e selvagens de lhamas.

As próprias lanças foram descobertas ainda na década de 1970, nos restos do antigo assentamento de Caleta Huelén, perto da foz do rio Loa, a apenas 900 metros da costa do oceano Pacífico.

Segundo os historiadores, durante décadas os pesquisadores não puderam determinar com precisão sua idade e propósito. Uma nova análise dos lançamentos de madeira revelou que eles têm cerca de 5.000 anos de idade e foram usados ​​para caçar lhamas antigas.

Lanças de cerca de 5.000 anos, derrotas no Chile
Lanças de cerca de 5.000 anos, derrotas no Chile
"O espécime mais bem preservado de Caleta Huelén tem aproximadamente 28 centímetros de comprimento. Ele detectou uma alça cuidadosamente trabalhada e parte de um gancho de osso fixado em um laço de couro ou tendão", diz a matéria.

Os pesquisadores também estabeleceram que o assentamento era habitado por caçadores-coletores marinhos do período arcaico tardio, cerca de 6.000 a 4.000 anos atrás, e sua economia estava intimamente ligada ao mar: linhas de pesca, ganchos, chumbadas, arpões e outros equipamentos usados ​​para capturar peixes e animais marinhos foram descobertos.

Lanças de cerca de 5.000 anos, derrotas no Chile
Lanças de cerca de 5.000 anos, derrotas no Chile
"Entre os achados foram encontrados 12 objetos originalmente identificados como 'estólicas' — um termo espanhol amplamente utilizado nos Andes para se referir a lançamentos de arremesso. Nove deles foram encontrados em locais funerários e três em lixeiras domésticas", diz o artigo.

De acordo com o artigo, as amostras de lançamentos de Caleta Huelén, cujo número é 42, fornecem as primeiras evidências cronológicas diretas atualmente disponíveis da existência da tecnologia de lançamentos na região.

Dado que os habitantes deste assentamento foram inicialmente orientados para a pesca marinha, os arqueólogos ficaram surpresos quando chegaram à conclusão de que havia desenterrado armas terrestres para caçar animais terrestres.

No entanto, depois de estudar a forma e as características dessas ferramentas, ficou claro que eram lançados para caçar camelos – guanacos selvagens e vicunhas – parentes distantes de lhamas e alpacas modernas.

As descobertas do interior dos Andes confirmam essa hipótese. Pinturas rupestres e descobertas encontradas nas montanhas mostram que os caçadores usavam dardos e lanças para caçar camelos na região.


Por Sputinik Brasil