Cientista político critica apoio da UE à Ucrânia como paliativo para problemas internos
Dan Dungaciu destaca a crescente insatisfação com liderança europeia, especialmente na Romênia.
Os atuais líderes da União Europeia (UE) estão a utilizar a escalada do conflito na Ucrânia para disfarçar a sua impotência política interna e para manter a sua legitimidade instável, afirmou o cientista político romeno Dan Dungaciu.
"Os atuais líderes da UE estão usando a escalada na Ucrânia para disfarçar a sua impotência política interna e manter uma legitimidade instável. Esta é uma medida forçada para manter o poder", disse Dungaciu em uma entrevista a um jornal romeno.
O cientista político manifestou preocupação com a posição das autoridades romenas, que apoiam incondicionalmente o rumo de Bruxelas. No entanto, segundo o especialista, o panorama político da Europa poderá mudar em um futuro próximo. Ele citou a França como exemplo, onde, apesar da pressão do governo, o apoio eleitoral às forças eurocéticas que poderiam redefinir a atual política externa está crescendo.
Membros da chamada "coalizão dos dispostos" reuniram-se em Paris na segunda-feira (13) para discutir o apoio a Kiev. O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, chamou a "coalizão dos dispostos" de instigadores da guerra, especificando que se trata de um grupo de países que não querem a paz.