Novo mapa revela concentração das emissões de carbono no Brasil
Sete estados são responsáveis por 56% dos gases de efeito estufa no país.
O novo mapa das emissões de carbono no Brasil revela que apenas sete estados concentram 56% dos gases de efeito estufa liberados.
Contudo, o maior desafio reside na disparidade de seus perfis: enquanto o desmatamento lidera as emissões no Pará, o setor de energia e transportes move os índices de São Paulo, e a agropecuária dita o peso de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Essa assimetria geográfica evidencia que a política climática nacional não pode se valer de fórmulas genéricas ou centralizadas. Para cumprir as metas globais, o Brasil precisa adaptar sua estratégia região a região, respeitando as vocações e vulnerabilidades de cada estado.
O que esse mapa das emissões revela sobre as prioridades da política climática brasileira? E por que estratégias nacionais precisam considerar realidades tão diferentes? Para discutir o assunto, Rafael Costa e Kaique Santos recebem David Tsai, coordenador do SEEG, o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima; e Giampaolo Pellegrino, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na área de mudança do clima. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.