AstraZeneca anuncia que medicamento para doença cardíaca falhou em testes
Wainua não alcançou o desfecho primário em estudo clínico avançado, decepcionando investidores.
A AstraZeneca informou que seu medicamento Wainua não atingiu o objetivo primário em um estudo clínico de fase avançada para doenças cardíacas, frustrando as expectativas dos investidores de expansão do pipeline além de seu principal negócio de tratamentos oncológicos. A farmacêutica britânica informou que o medicamento não cumpriu o estágio primário em um estudo de fase 3 para tratamento da cardiomiopatia amiloide por transtirretina (ATTR-CM) , um tipo raro de doença cardíaca.
Os investidores aguardavam novidades sobre medicamentos em desenvolvimento fora da área de oncologia, incluindo o Wainua, que poderiam abrir novas oportunidades de receita para a companhia. Analistas da Bernstein afirmaram que o resultado inesperado foi especialmente decepcionante, depois que a AstraZeneca recentemente dobrou o tamanho do estudo para aumentar as chances de obter resultados positivos e estatisticamente robustos.
Para Dan Coatsworth , chefe de mercados da AJ Bell , os resultados representam uma receita para o que parecia ser um tratamento promissor. “Não é incomum que estudos de fase 3 fracassem, mas a AstraZeneca teve muito mais acertos do que erros até agora neste ano”, afirmou, acrescentando que a posição de destaque da empresa na indústria farmacêutica gera elevadas expectativas de sucesso.
Segundo Coatsworth, os investidores podem agora questionar se a meta da companhia de alcançar US$ 80 bilhões em vendas até 2030 continua crível. Analistas do JPMorgan afirmaram que a comercialização do Wainua poderá se tornar mais desafiadora, embora a AstraZeneca provavelmente discuta os dados com os órgãos reguladores para avaliar um caminho a seguir. Fonte: Dow Jones Newswires .