POLÍTICA
Irã responsabiliza Europa por 'cumplicidade' com EUA e Israel na guerra
Declarações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano aponta à participação europeia na agressão.
Por Estadao Conteudo
Publicado em 09/07/2026 às 07:17
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que a Europa deve ser responsabilizada pela "cumplicidade" com os Estados Unidos e Israel na guerra.
"As repetidas declarações do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, sobre a participação de países europeus na agressão militar contra o Irã confirmam, mais uma vez, que a Europa não foi neutra nessa guerra de agressão", escreveu Baghaei, em publicação no X, nesta quinta-feira, 9.
Baghaei afirmou que países da Europa forneceram territórios, bases e infraestrutura para americanos e israelenses e, por isso, "não podem se esquivar da responsabilidade por sua cumplicidade e pelas consequências que dela decorrem".