Datafolha revela empate entre Lula e Flávio Bolsonaro em SP
Rejeição a Lula é maior; ambos têm 35% nas intenções de voto para o primeiro turno.
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (9) mostra empate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — pré-candidato à presidência da República — no estado de São Paulo, ambos com 35% no 1º turno.
Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) têm 3%; Romeo Zema (Novo), pelo Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Samara Martins e Aécio Neves (PSDB) aparecem com 2%; outros nomes não passam de 1%. A rejeição é maior para Lula (51%) do que para Flávio Bolsonaro (43%). Aécio supera 20%; Zema e Caiado têm 13%; Cabo Daciolo (Mobiliza) apresenta 12%; enquanto Rui Costa Pimenta e Renan Santos, do Partido da Causa Operária (PCO), têm 10%.
Na pesquisa espontânea, Lula marca 24% e Flávio, 18%; Jair Bolsonaro é citado por 3%. Brancos e nulos somam 8%, e 37% não sabem. No 2º turno, o cenário aponta para empate técnico: Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula, 43%. O equilíbrio se repete entre Lula contra Caiado (43% a 42%) e Lula contra Zema (44% a 41%).
São Paulo, maior colégio eleitoral do país, é considerado estratégico; o PT só venceu o estado no 2º turno em 2002. O levantamento ouviu 1.608 eleitores entre 1º e 3 de julho, com margem de erro de 2 pontos.