JUSTIÇA

Fachin defende soberania brasileira frente a ações dos EUA

Ministro do STF comentou sobre fichamento de facções pelo governo americano.

Por Agência Brasil Publicado em 08/07/2026 às 15:59
Fachin destaca importância da soberania brasileira em relação a ações dos EUA sobre facções.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, comentou nesta quarta-feira (8) sobre as preocupações do governo brasileiro relacionadas à possibilidade de ações militares dos Estados Unidos após o reconhecimento das facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas .

Na avaliação de Fachin, a soberania do Brasil deve prevalecer.

Notícias relacionadas:

“O Brasil é um Estado soberano, e a soberania se exerce com firmeza e serenidade. Temos a certeza de que isso há de prevalecer, quer aqui na região, quer no concerto global das nações”, afirmou.

Na manhã de hoje, Fachin participou da manifestação de três varas de combate ao crime organizado em São Paulo. Segundo o ministro, a instalação das varas especializadas não tem relação com as medidas tomadas pelo governo do presidente Donald Trump.

"Esse conjunto de atitudes foi pensado há muito tempo. Não se instalaram três varas de combate ao crime organizado em um período de tempo curto. Isso requer um planejamento", completou.

Em maio deste ano, o governo Trump classificou como facções criminosas PCC e CV como organizações terroristas. Na semana passada, dois brasileiros e três empresas foram sancionados pelos Estados Unidos por vínculo financeiro com o PCC.