Presidente colombiano pede a Trump para retirar sanções
Gustavo Petro conversou com o ex-presidente dos EUA sobre seu nome na lista do Tesouro americano.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta sexta-feira, 3, que conversou por telefone com o presidente dos EUA, Donald Trump, e pediu que retirasse seu nome e de família da lista do Departamento do Tesouro Americano de pessoas sancionadas.
"Me surpreendeu que o presidente Donald Trump não soubesse que eu não apoiava Abelardo de la Espriella e me surpreendeu que ele não soubesse que eu e minha família ainda estavam incluídos na lista do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês), ele me prometeu agir sobre o assunto", escreveu Petro na rede X.
Ele definiu uma conversa com o republicano como "amável", do mesmo modo que nas três vezes anteriores, e solicitou ajuda para impedir que o ódio criado em uma "parte da sociedade colombiana" não leve ao sangue e à violência de quem os financia.
"Eu lhe dei todos os dados atuais do programa que avanço de substituição voluntária de cultivos de folha de Coca e que serão publicados por orgulho do meu governo e da sociedade colombiana. Deixei o programa financiado até dezembro deste ano e lhe solicitei, por sua eficácia, que o mantivessem", acrescentou.
Petro deixa o poder no dia 7 de agosto, transferindo a carga para o direitista Abelardo de la Espriella, apoiado por Trump.