MISSÃO HUMANITÁRIA

Equipes brasileiras enviadas à Venezuela resgatam duas pessoas com vida após terremoto

Por Estadao Conteudo Publicado em 30/06/2026 às 17:12
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

As equipes brasileiras enviadas pelo governo à Venezuela resgataram ao menos duas pessoas com vida dos escombros resultantes dos terremotos que atingiram o país, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira, 30. Segundo o Itamaraty, as equipes atuam principalmente em La Guaira, uma das regiões mais afetadas.

Ao todo, 6.461 pessoas já foram resgatadas após os abalos sísmicos de 24 de junho. Segundo o novo balanço oficial divulgado pelo governo venezuelano, o número de mortos subiu para 1.943.

A Força Aérea Brasileira (FAB) já realizou quatro voos humanitários ao país. No último domingo, 28, uma aeronave transportou 35 bombeiros militares de Minas Gerais e São Paulo.

O governo brasileiro também envia medicamentos e insumos para o atendimento de 1.500 pessoas, além de purificadores de água com painéis solares, capazes de filtrar até 5 mil litros de água por dia por unidade. A missão de socorro ainda mobilizou uma aeronave cargueira KC-390 Millennium, que transportou uma estrutura completa de hospital de campanha pertencente à Marinha do Brasil.

O governo brasileiro resgatou 13 brasileiros que estavam de passagem pelo país. Eles haviam procurado a Embaixada do Brasil em Caracas, em caráter emergencial, uma vez que o aeroporto comercial da capital venezuelana estava fechado. O transporte foi feito em aproveitamento da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que levou ajuda humanitária para socorrer os venezuelanos e iriam voltar vazios ao Brasil.

O terremoto duplo de 7,2 e 7,5 de magnitude foi o maior no país desde 1900. Um terceiro terremoto foi sentido na noite de sexta-feira, 26, com magnitude de 4,7. Outro forte tremor de terra atingiu o país por volta das 7h desta segunda-feira, 29. Cálculos da ONU estimam que os danos materiais causados ​​pelos tremores na Venezuela atingiram US$ 6,7 bilhões, o equivalente a 6% do PIB do país.