CÂMBIO

Dólar sobe frente ao real em dia de disputa pela Ptax

Moeda norte-americana era negociada na faixa de R$ 5,19, apesar da queda predominante no exterior

Por Estadao Conteudo Publicado em 30/06/2026 às 10:02
Dólar Reprodução

O dólar iniciou a terça-feira, 30, com movimento fraco e próximo da estabilidade, mas passou a ganhar força após os dez primeiros minutos de negociação. No mercado à vista, a moeda norte-americana era negociada na faixa de R$ 5,19.

A valorização ocorre na contramão do cenário externo, onde predomina a queda do dólar em relação a moedas de países emergentes e exportadores de commodities.

Um dos fatores de pressão é o fato de esta terça-feira ser o último dia do mês e também de negociação do contrato futuro de julho, o que pode provocar instabilidade nas cotações.

O movimento busca influenciar a formação da taxa Ptax desta terça, que servirá de referência para contratos futuros de câmbio com vencimento na quarta-feira, 1º de julho.