Paquistão diz que ataques no leste do Afeganistão deixaram ao menos 25 mortos
Governo afegão afirma que dezenas de civis morreram ou ficaram feridos; Islamabad aponta ação contra militantes ligados a ataque em Karachi
O Paquistão informou neste domingo (28) que ao menos 25 pessoas morreram em ataques aéreos realizados contra militantes no leste do Afeganistão. O governo afegão, por sua vez, estimou em dezenas o número de civis mortos e feridos.
Segundo o ministro da Informação do Paquistão, Attaullah Tarar, as operações tiveram como alvo um grupo apontado por Islamabad como responsável por um ataque ocorrido no fim de semana na cidade portuária de Karachi, no sul do país. A ação resultou na morte de três soldados.
Os bombardeios representam mais um episódio da escalada de violência entre Paquistão e Afeganistão. A relação entre os dois países permanece conturbada desde o retorno do Talibã ao poder, em 2021, e os ataques ocorrem após uma guerra de várias semanas iniciada em fevereiro.
As forças de segurança mataram três militantes e prenderam um suspeito que, de acordo com as autoridades, é cidadão afegão e integrante do Jamaat-ul-Ahrar, facção dissidente do Talibã paquistanês. O grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque em Karachi em comunicado divulgado na noite de sábado.
O conflito entre os dois países ocorre desde outubro de 2025, com períodos intermitentes de cessar-fogo em diferentes momentos, mas sem um acordo definitivo para estabilizar a fronteira. O Paquistão acusa Cabul de abrigar terroristas, acusação negada pelas autoridades afegãs.
Em 26 de fevereiro, o Afeganistão iniciou uma operação militar contra forças paquistanesas ao longo de toda a Linha Durand, fronteira não reconhecida por Cabul entre os dois países, em resposta a bombardeios da Força Aérea do Paquistão em território afegão. Islamabad declarou que também abriu fogo e, posteriormente, afirmou estar em "guerra aberta" com o Afeganistão.
Por Sputinik Brasil