Petróleo iraniano volta ao radar, mas Paquistão deve aproveitar?
Petróleo iraniano volta ao radar, mas Paquistão deve aproveitar?O Paquistão pode voltar a importar petróleo bruto iraniano após o alívio temporário das sanções dos Estados Unidos contra Teerã. A medida abre a possibilidade de adquirir petróleo com desconto e refiná-lo no país. "O Paquistão deve aproveitar a atual situação geopolítica", avalia Asad Ali, ex-comandante da Força Aérea do Paquistão e analista geopolítico. Para ele, o país pode se tornar um polo de trânsito para o petróleo iraniano e outros produtos.🟠 Os portos de Chabahar, no Irã, e Gwadar, no Paquistão, podem ser centrais nessa estratégia🟠 Rotas terrestres podem passar pelo Afeganistão até a Ásia Central, com participação de China e Paquistão em sua modernização🟠 O Paquistão ainda depende do petróleo do Golfo e não pode apostar apenas no Irã, já que o refino do produto iraniano pode não ser vantajoso e o alívio das sanções pode ser temporário Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputinik Brasil