Irã acusa OTAN de violar direito internacional ao apoiar guerra contra o país
Esmail Baghaei afirmou que a aliança participa de uma agressão ilegal contra Estado soberano membro da ONU
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, acusou a OTAN de violar o direito internacional ao apoiar a guerra contra o país.
Em publicação na rede social X, Baghaei afirmou que a aliança atua como coparticipante em uma guerra ilegal de agressão contra um Estado soberano membro das Nações Unidas.
“A OTAN coparticipa ativamente de uma guerra ilegal de agressão travada contra um Estado soberano membro das Nações Unidas, o que é uma violação flagrante das normas imperativas do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”, escreveu Baghaei.
Recentemente, o Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (IRGC) do Irã afirmou estar preparado para os combates em caso de nova agressão pelos EUA, Israel e seus aliados, segundo comunicado da entidade militar.
O texto informa que, em 28 de fevereiro, Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra alvos no Irã, incluindo em Teerã, causando danos e vítimas civis. O Irã respondeu com ataques ao território israelense e a instalações militares americanas no Oriente Médio.
Em seguida, Israel passou a bombardear também o Líbano, em resposta a supostos ataques do grupo Hezbollah, aliado do Irã.
Por Sputinik Brasil