Queda da fecundidade reacende debate sobre população e poder global
Índia se junta a países com taxa abaixo da reposição, em tendência já observada na China, Japão, Coreia do Sul e Europa
Durante décadas, o crescimento populacional foi associado ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento das nações.
Hoje, um número crescente de países enfrenta o desafio inverso: a redução da fecundidade. O caso mais recente é o da Índia, que entrou no grupo de países com taxa abaixo do nível de reposição, estimado em 2,1 filhos por mulher.
A tendência já havia sido observada na China, no Japão, na Coreia do Sul e em grande parte da Europa. O cenário levanta questionamentos sobre os fatores que levam à diminuição populacional, seus possíveis efeitos na distribuição de poder entre as nações e as estratégias adotadas pelos países para enfrentar o dilema.
Para discutir o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com Ricardo Cabral, escritor e doutor em história. O conteúdo está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.