Onda de calor na Europa deixa ao menos 52 mortos e aciona alertas de saúde
Espanha registrou recorde para junho, França teve mortes e apagões, e Reino Unido suspendeu atividades em mais de mil escolas
A onda de calor que atinge a Europa Ocidental levou as temperaturas a patamares históricos nesta semana, com alertas de saúde, interrupções em serviços públicos e transtornos em diferentes países.
Na Espanha, os últimos dois dias foram os mais quentes já registrados em um mês de junho desde o início da série histórica, em 1950. Na França, também houve temperaturas recordes e apagões em algumas regiões.
O calor extremo já provocou ao menos 52 mortes no continente, segundo a agência Reuters. Na França, 48 pessoas morreram afogadas ao tentar se refrescar em rios, lagos e áreas costeiras. O país também registrou a morte de duas crianças por insolação. Na Espanha, dois idosos morreram após exposição ao calor intenso.
A Espanha registrou temperatura média nacional de 28,17°C na terça-feira, 23, superando o recorde anterior para o mês de junho, de acordo com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet). A agência informou ainda que três dos dez dias mais quentes já observados para junho ocorreram desde o início da atual onda de calor.
Os recordes também foram verificados em áreas pouco acostumadas a temperaturas extremas. Na Cantábria, no norte da Espanha, os termômetros chegaram a 43,7°C, a maior marca já registrada no território.
Na França, o episódio também entrou para a história meteorológica do país. Autoridades relataram a maior temperatura média já observada em território francês, enquanto equipes atuavam para restabelecer o fornecimento de energia em áreas atingidas por cortes de luz.
No Reino Unido, o serviço meteorológico Met Office emitiu um raro alerta vermelho de saúde para grande parte da Inglaterra e do País de Gales. As autoridades advertiram que os riscos atingem a população em geral, e não apenas os grupos mais vulneráveis. Mais de mil escolas tiveram as atividades suspensas ou reduzidas, segundo a BBC.
Na Itália, o Ministério da Saúde colocou 16 cidades em alerta vermelho, entre elas Roma, Milão, Florença e Turim. As previsões indicam temperaturas de até 41°C em algumas regiões do país nos próximos dias.
Especialistas apontam que as ondas de calor estão se tornando mais frequentes e intensas na Europa. Dados da Aemet mostram que a quantidade de dias sob esse tipo de evento mais do que dobrou na Espanha neste século em comparação com o período anterior a 2000.
Com informações das agências internacionais.