FISCALIZAÇÃO

Ação em Jaraguá combate cobrança irregular de flanelinhas no São João Massayó

Guarda Civil Municipal e DMTT recolheram materiais usados para reservar vagas e orientaram profissionais durante a festa

Por Prefeitura de Maceió Publicado em 24/06/2026 às 09:35
Materiais irregulares usados por flanelinhas foram recolhidos no Jaraguá. Foto: Ascom Semsc Ascom Semsc

A Prefeitura de Maceió realizou, nessa terça-feira (23), uma ação para coibir cobranças abusivas de flanelinhas nas proximidades do São João Massayó, no bairro de Jaraguá. A iniciativa foi conduzida em parceria pela Guarda Civil Municipal e pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, delegado Thiago Prado, a fiscalização teve como foco orientar os profissionais sobre a proibição de exigir pagamento de motoristas para estacionar em vias públicas.

“Nossa ação teve como objetivo conscientizar os flanelinhas de que eles não podem obrigar nem exigir qualquer tipo de pagamento para que o cidadão estacione seu veículo nas vias públicas. Todos os materiais utilizados pelos guarda-vagas, como cones, foram recolhidos, e os profissionais abordados receberam orientações e advertências para não constranger ou extorquir os cidadãos que vão aproveitar a festa”, explicou Thiago Prado.

O agente de trânsito do DMTT, Nicollas Albuquerque, informou que medidas semelhantes já vêm sendo executadas por meio da Operação Usurpação, voltada ao combate desse tipo de prática em diferentes pontos da cidade, especialmente no período junino.

“Essa é mais uma etapa da Operação Usurpação, que tem como objetivo recolher materiais utilizados de forma irregular por flanelinhas, sobretudo cones que impediam o estacionamento seguro de veículos nas vias públicas”, afirmou.

A exigência de pagamento para uso de vagas públicas pode configurar crime de extorsão e deve ser denunciada às autoridades policiais. Segundo o município, a ação busca reforçar a segurança viária, organizar o trânsito e assegurar o direito de ir e vir da população durante os festejos juninos da capital alagoana.