Monte Verde começa a cobrar taxa ambiental de visitantes em julho
Cobrança será feita conforme o tipo de veículo usado no distrito de Camanducaia, no sul de Minas Gerais
Visitantes que forem ao distrito de Monte Verde, em Camanducaia (MG), passarão a pagar uma taxa de preservação ambiental a partir de 1º de julho. A cobrança foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Camanducaia em dezembro de 2024 e regulamentada pela prefeitura em maio.
A taxa será calculada de acordo com o veículo utilizado no distrito, sem relação com o tempo de permanência do turista em Monte Verde. Um sistema automatizado fará a leitura das placas dos automóveis. O pagamento poderá ser feito por meio de um site, que será disponibilizado em 1º de julho, além de pontos físicos.
Confira os valores previstos para a cobrança:
- Motocicleta: R$ 4,60;
- Carro de pequeno porte: R$ 9,20;
- Carro utilitário (caminhonetes): R$ 13,80;
- Vans e veículos de excursão: R$ 32,20;
- Micro-ônibus e caminhões: R$ 46;
- Ônibus: R$ 73,60.
Os valores têm como base a Unidade Fiscal Municipal (UFM). Segundo a divulgação, 1 UFM corresponde a R$ 4,60. Assim, motocicletas pagarão 1 UFM, enquanto ônibus pagarão 16 UFMs.
A lei aprovada pela Câmara de Camanducaia determina que os recursos arrecadados sejam aplicados em Monte Verde, depois do desconto dos custos de operação e cobrança. Do total, 35% deverá ser destinado à coleta de resíduos sólidos. O restante será usado em manutenção urbana, limpeza de áreas verdes e parques e em projetos de sustentabilidade.
Veículos de moradores de Monte Verde, de Camanducaia e das cidades vizinhas de Extrema, Itapeva e Cambuí serão identificados automaticamente pelo sistema e ficarão isentos da cobrança. A isenção também valerá para automóveis de trabalhadores, empresas locais, veículos oficiais e categorias consideradas prioritárias ou essenciais.
Carros de aplicativo e veículos turísticos deverão pagar a taxa normalmente.
Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, próximo à divisa com São Paulo. O distrito é conhecido como “Suíça Brasileira” por causa do clima frio e da altitude.
O local atrai turistas pelas belezas naturais da Mata Atlântica e da Serra da Mantiqueira, com opções de trilhas e turismo de aventura, além da arquitetura e da gastronomia. A avenida principal reúne casinhas de madeira em estilo alpino, bar de gelo, vila “viking”, fábricas artesanais de chocolate e cerveja e diversos restaurantes.