OPERAÇÃO PARASITAS

Polícia Civil apura descontos não autorizados em contas de aposentados no BRB

Investigação aponta mais de 3,5 mil contas possivelmente afetadas e prejuízo inicial superior a R$ 5 milhões

Por Estadao Conteudo Publicado em 23/06/2026 às 21:32
Paulo H. Carvalho/Agencia Brasilia

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira, 23, a Operação Parasitas, para investigar um esquema de descontos associativos supostamente feitos sem autorização em contas do BRB de aposentados e pensionistas vinculados ao Governo do Distrito Federal.

Segundo a apuração, mais de 3.500 contas podem ter sido atingidas. O prejuízo inicial é estimado em mais de R$ 5 milhões. Em diversos casos analisados, as vítimas relataram que não autorizaram os descontos.

Em nota, a Polícia Civil informou que as investigações apontaram que associações firmavam contratos para autorização de débitos automáticos sem comprovação adequada da manifestação de vontade dos beneficiários.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, três mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Minas Gerais. Entre os alvos estão sedes de associações investigadas por suposta participação no esquema.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação também apura a eventual participação de pessoas ligadas à operacionalização dos descontos e à manutenção do modelo de arrecadação investigado.