SEGURANÇA PÚBLICA

Estudo aponta concentração de veículos recuperados em áreas controladas pelo crime no Rio

Segundo o ISP, 80% dos veículos roubados ou furtados em 2025 foram encontrados em cinco municípios fluminenses.

Por Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 às 19:12
Veículos roubados no Rio são recuperados principalmente em áreas sob controle do crime

Um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro aponta que, em 2025, cerca de 80% dos veículos roubados ou furtados no estado foram recuperados em cinco municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Belford Roxo e São João de Meriti.

De acordo com os dados, a maior parte dos veículos foi encontrada dentro de comunidades ou nas proximidades de áreas controladas por organizações criminosas.

Notícias relacionadas:

O estudo Roubo e recuperação de veículos: padrões de criminalidade no estado do Rio de Janeiro, divulgado nesta terça-feira (23), mostra que, das 17.228 recuperações realizadas no ano passado, 18% ficaram concentradas em seis regiões da capital, incluindo as comunidades do Chapadão, Pedreira, Juramento, Manguinhos, Parque Arará e Complexo da Maré.

“Os crimes de roubo e furto de veículos figuram entre os delitos patrimoniais de maior incidência no estado do Rio de Janeiro e produzem impactos que vão além da perda material imediata, alimentando mercados ilícitos e outras dinâmicas criminais”, afirma o ISP.

A análise por área indica que 50% dos roubos e furtos de veículos registrados na capital fluminense estão concentrados em 4,3% do território da cidade. Em Duque de Caxias, a concentração ocorre em 2,6% da área do município. Em São João de Meriti, São Gonçalo e Nova Iguaçu, os percentuais são de 12%, 5,2% e 3% da área territorial, respectivamente.

O estudo também aponta que a comunicação do crime à polícia costuma ocorrer rapidamente: 92,2% dos automóveis e 91,8% das motocicletas têm registro feito em até três dias. A maioria dos veículos é recuperada em até 72 horas, sendo 95,4% dos carros e 64,4% das motos.

Segundo o ISP, os fluxos identificados indicam trajetórias planejadas ou induzidas em direção a locais de receptação, conforme as redes de transações ilícitas presentes em cada território.