Obras na Eclusa de Amarópolis vão reforçar a infraestrutura hidroviária do Rio Grande do Sul
Empreendimento recebeu aporte de R$ 168,1 milhões do Governo Federal para ampliar sua eficiência e garantir navegação mais segura no estado
O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, visitou nesta terça-feira (23) a Barragem-Eclusa de Amarópolis, em General Câmara, no Rio Grande do Sul. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 168,1 milhões do Governo do Brasil para obras de modernização, se tornando a primeira renovação integral de uma eclusa federal. A iniciativa é feita em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e tem contrato vigente até dezembro de 2027.
“Foram 50 anos sem investimento na Eclusa, portanto o que a gente está realizando aqui hoje é histórico. Isso demonstra a atenção que o Governo do Brasil dá a este estado, a importância da economia para o Rio Grande do Sul. Esse investimento em requalificação garante a navegabilidade gaúcha. As notícias que o Ministério de Postos e Aeroportos traz aqui contribuem com o crescimento, o desenvolvimento desse estado, com a geração de oportunidade de emprego e renda para o povo do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca.
Para o secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier, a obra é um avanço estratégico para a infraestrutura hidroviária brasileira. “A modernização das hidrovias amplia a segurança da navegação e aumenta a eficiência do transporte de cargas, além de contribuir para reduzir custos logísticos. Isso fortalece a competitividade da economia e promove o desenvolvimento regional de forma sustentável”, explicou.
Infraestrutura estratégica para a logística gaúcha
Localizada no Rio Jacuí, a Barragem-Eclusa de Amarópolis foi inaugurada em 1974 para assegurar a navegabilidade na região centro-norte do estado e garantir o abastecimento de água dos municípios próximos ao rio, acima da barragem. Atualmente, ela concentra o maior fluxo de embarcações entre as eclusas administradas pelo DNIT.
A modernização da estrutura integra os esforços de recuperação da infraestrutura logística do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. A iniciativa contribuirá para ampliar a resiliência do sistema hidroviário, assegurando maior continuidade e segurança às operações de navegação interior. Além de Amarópolis, os sistemas de Fandango, Anel de Dom Marco e Bom Retiro deverão passar por processos de modernização.
Investimentos
Em 2025, o Governo Federal destinou mais de R$ 500 milhões para a manutenção e modernização das hidrovias brasileiras. Entre 2023 e 2026, os investimentos no setor ultrapassam R$ 1,5 bilhão, contemplando ações de dragagem, derrocamento, sinalização náutica, recuperação de eclusas e implantação de infraestrutura de apoio à navegação.
Com a modernização da eclusa de Amarópolis, a expectativa é ampliar a disponibilidade operacional, reduzir o risco de interrupções, aumentar a confiabilidade da infraestrutura e aprimorar as condições de segurança para embarcações e tripulações, garantindo maior previsibilidade ao transporte hidroviário de cargas.