ENERGIA

Petrobras assina memorando com Pemex para atuação no Golfo do México

Acordo prevê cooperação técnica por dois anos e avaliação de projetos em campos maduros, águas profundas e ultraprofundas

Por Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 às 15:09
Petrobras e Pemex firmam memorando para cooperação no Golfo do México

A Petrobras firmou, nesta terça-feira (23), um memorando de entendimento com a estatal mexicana Pemex para cooperação na exploração de petróleo na parte mexicana do Golfo do México.

A parceria prevê cooperação estratégica e técnica para avaliação, desenvolvimento e execução conjunta de projetos na indústria de petróleo. As duas empresas devem analisar iniciativas voltadas à revitalização de campos maduros e à exploração em águas profundas e ultraprofundas.

A assinatura do memorando de entendimento, conhecido pela sigla em inglês MOU, ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença da presidente da estatal brasileira, Magda Chambriard, e do diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso.

O acordo tem validade de dois anos, com possibilidade de renovação, e não representa compromisso vinculante de investimento nem criação de sociedade, consórcio ou joint venture.

Experiência brasileira

Magda Chambriard afirmou que a ideia de buscar uma parceria com o México foi concretizada em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu dizia assim para o presidente: ‘somos uma empresa de petróleo, não podemos nos envergonhar de produzir, explorar petróleo’. Não existe futuro para uma empresa de petróleo sem exploração”, relatou.

Chambriard destacou que a Petrobras ocupa posição de vanguarda na exploração em águas ultraprofundas.

“O Golfo do México, na sua porção mexicana, está praticamente virgem em termos de exploração em águas ultraprofundas”, afirmou.

Golfo do México

O Golfo do México fica entre Estados Unidos, Cuba e México. Grande parte da produção americana de óleo é extraída nessa porção de mar. O México tem cinco estados banhados pela parte mais ao sul e oeste do golfo.

“Será que todo óleo do Golfo do México apareceu apenas na porção americana? Na porção mexicana não tem nada? É o mesmo ambiente, não é?”, questionou Chambriard, ao defender que a região seja observada “com novos olhos”.

A presidente da Petrobras explicou ainda que a parceria com a Pemex também alcança processos industriais do setor de petróleo.

“Exploração, produção, águas profundas, águas rasas, campos maduros, refino, gás natural, petroquímica e bioproduto. Tudo isso interessa ao Brasil e ao México e, por óbvio, interessa à Petrobras e à Pemex”, declarou.

Para o diretor-geral da Pemex, o entendimento marca uma nova etapa de aproximação entre duas empresas que compartilham responsabilidade histórica.

“Contribuir para o bem-estar de seus países e para o fortalecimento de sua soberania energética. Hoje damos um passo importante, mas o mais relevante é o que está por vir”, disse Juan Carlos Carpio Fragoso.

Petrobras no mundo

Nos últimos anos, a Petrobras tem voltado suas atenções também para a exploração e produção de petróleo fora do Brasil. A empresa já anunciou aquisições de áreas de exploração na Namíbia, em São Tomé e Príncipe e na África do Sul.

Também há operações nos Estados Unidos, na Colômbia, na Argentina e na Bolívia.