Arapiraca capacita equipes para usar ovitrampas no monitoramento do Aedes aegypti
Treinamento realizado em parceria com a Sesau ocorreu nos dias 18 e 19 de junho e preparou profissionais para instalar e registrar armadilhas no município
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma capacitação para iniciar a implantação de uma nova estratégia de vigilância entomológica voltada ao monitoramento do Aedes aegypti.
A ação utiliza ovitrampas, armadilhas de baixo custo consideradas importantes para o controle da população do mosquito. O treinamento ocorreu nos dias 18 e 19 de junho e foi direcionado a supervisores de endemias, técnicos da Vigilância Municipal e laboratoristas.
O objetivo foi qualificar os profissionais para o acompanhamento, o registro e a instalação das armadilhas em pontos estratégicos de Arapiraca.
A capacitação teve uma etapa teórica, com orientações sobre vigilância entomológica, voltada a insetos transmissores de doenças, funcionamento das armadilhas, protocolo operacional e uso do sistema Conta Ovos. A ferramenta foi desenvolvida pela Fiocruz, pelo projeto Mosqlimate e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) para otimizar a contagem de ovos do mosquito.
No segundo dia, os participantes realizaram uma prática de campo, com instalação das ovitrampas, geolocalização e registro dos pontos monitorados. A preparação teve como objetivo garantir uma equipe qualificada para atuar na prevenção à dengue e a outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
“Cuidar da saúde da população também é se antecipar aos riscos. Com a implantação das ovitrampas, Arapiraca fortalece a vigilância do Aedes aegypti e passa a contar com uma ferramenta importante para orientar as ações de prevenção às arboviroses. Esse treinamento qualifica ainda mais nossas equipes, que estão todos os dias nos territórios, acompanhando de perto a realidade da população. É um trabalho que protege vidas e fortalece o SUS em Arapiraca”, afirmou a secretária Rafaella Albuquerque.
Tecnologia descomplicada
As ovitrampas são armadilhas simples. Elas funcionam como pequenos recipientes com água e uma palheta que atraem a fêmea do mosquito para depositar seus ovos.
A partir da coleta e da análise dessas palhetas, as equipes conseguem identificar as áreas com maior atividade do inseto e direcionar ações de controle de forma mais rápida e estratégica.
A implantação da ferramenta fortalece a vigilância entomológica do município, permitindo que Arapiraca acompanhe com mais precisão os pontos de maior risco e atue de maneira preventiva, antes de um aumento expressivo de casos de arboviroses.