SEGURANÇA PÚBLICA

Operação contra Comando Vermelho tem tiroteio em Botafogo

Passageiro de ônibus foi atingido na perna por bala perdida durante ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro

Por Estadao Conteudo Publicado em 23/06/2026 às 12:17
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro terminou em intenso tiroteio na madrugada desta terça-feira, na região de Botafogo, zona sul da capital fluminense. Segundo a corporação, as equipes cumpriam mandados de prisão em mais uma fase da ação contra a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e a estrutura financeira da facção. Entre os alvos estavam traficantes que atuam no Morro Santa Marta.

Relatos publicados em redes sociais indicam que moradores ficaram em pânico e acabaram presos em meio aos disparos. Entre eles estava um grupo de 60 pessoas que havia ido ao mirante no alto da favela para acompanhar o nascer do sol. Também houve explosões durante a ação.

Um passageiro de ônibus que passava pela Rua São Clemente, principal acesso ao Santa Marta, foi atingido na perna por uma bala perdida. Projéteis também atingiram vidraças de prédios e deixaram marcas em fachadas de imóveis, incluindo uma igreja.

Os policiais foram às ruas para cumprir 44 mandados de prisão e 98 de busca e apreensão, expedidos pela 26ª Vara Criminal do Rio. No início da operação, 4 suspeitos haviam sido presos. Outros 8 alvos dos mandados já estavam no sistema prisional.

Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram dezenas de viaturas estacionadas na Rua São Clemente, uma das vias mais movimentadas de Botafogo, além de policiais correndo pela rua. Ao menos 2 helicópteros deram apoio aos agentes.

De acordo com o Rio Ônibus, a bala perdida atingiu a perna direita de um passageiro que estava em um coletivo da linha 410 (Saens Peña-Gávea), quando o veículo passava pela Rua São Clemente. Os primeiros socorros foram prestados pelo motorista e por outros passageiros.

O Rio Ônibus confirmou o caso e informou que a vítima recebe atendimento e passa bem. “O Rio Ônibus repudia a rotina de violência que o setor vive na cidade. Casos como esse comprometem diretamente a vida e a segurança de passageiros e rodoviários”, afirmou a entidade em nota.

Integrantes do CV identificados

Conforme a PCERJ, as investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) começaram em meados de 2024. A DRE identificou 44 integrantes da facção criminosa, entre gerentes, seguranças armados, vendedores de drogas e vigilantes de acessos.

Segundo a Delegacia, as investigações continuarão para identificar outros envolvidos, aprofundar a análise dos elementos arrecadados durante o cumprimento das medidas judiciais e promover a responsabilização penal dos integrantes da organização criminosa.

A Operação Contenção é uma ofensiva estratégica do governo do estado para conter e atacar o avanço territorial do Comando Vermelho.

As diligências permitiram identificar a liderança responsável pela administração das atividades criminosas desenvolvidas no Morro Dona Marta, incluindo a coordenação da logística do tráfico de drogas, a distribuição de funções entre integrantes da facção e a manutenção do domínio territorial armado na localidade.

Desde a primeira fase, há quase dois anos, segundo balanço da PCERJ, mais de 360 criminosos foram capturados e outros 137 morreram em confronto. Também foram apreendidas cerca de 480 armas, sendo 190 fuzis, além de mais de 51 mil munições.