Lula compara pedágios e defende modelo federal de concessões
Presidente afirmou que tarifas em rodovias concedidas pelo governo chegam a custar metade das cobradas em outros contratos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira, 23, que seu governo “dá um banho em concessões de estradas” ao comparar valores de pedágio em rodovias concedidas em parceria com governos estaduais e pelo governo federal.
Segundo Lula, as tarifas chegam a custar a metade das cobradas em estradas concedidas em outros governos. “Antigamente, o governador estabelecia um preço pela concessão da estrada e cobrava caro”, disse.
O presidente citou como exemplo uma concessão no Estado de São Paulo com pedágio de R$ 9 e comparou com um trecho entre São Paulo e Minas Gerais, onde, segundo ele, a tarifa era de R$ 2,50 a cada 100 quilômetros.
“Tem uma palavra chamada outorga, a gente não fazia e não cobrava pela estrada. O objetivo da concessão é garantir que a empresa ganhe seu dinheiro, mas ela faça a manutenção da estrada e cobre o preço mais barato para o usuário”, declarou Lula.
Lula inaugurou nesta terça-feira a primeira etapa das obras do trecho da Rodovia Presidente Dutra na Serra das Araras, no Rio de Janeiro. Foram lançados quatro quilômetros de pista de subida. O investimento total é de R$ 1,5 bilhão.