China propõe ação conjunta do BRICS diante de desafios globais
Wang Yi afirmou que o bloco deve defender o multilateralismo, ampliar a cooperação e atuar em temas como segurança, energia, alimentos e inteligência artificial
A China afirmou estar pronta para trabalhar com os demais países do BRICS para enfrentar desafios globais urgentes e preservar o rumo do desenvolvimento internacional. A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, durante a 16ª Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional do bloco, segundo artigo do Global Times.
Wang Yi destacou que, ao longo de duas décadas, a cooperação entre os integrantes do BRICS transformou o grupo em um pilar de paz, desenvolvimento e justiça. O diplomata também reforçou a necessidade de defender o multilateralismo e rejeitar o unilateralismo e o protecionismo.
Segundo o representante chinês, os países do BRICS, como líderes do Sul Global, devem assumir protagonismo na defesa da justiça internacional e na busca por resultados equitativos, ampliando seu peso político e diplomático.
Wang afirmou que superar impasses na área de segurança exige consenso e compromisso com uma visão comum, abrangente e cooperativa. Ele defendeu que soluções políticas e o diálogo sejam priorizados na resolução de disputas.
O ministro também defendeu uma resposta coordenada do BRICS a desafios globais, incluindo o combate a todas as formas de terrorismo, a oposição à militarização do espaço, a mitigação de riscos energéticos e alimentares e o fortalecimento da cooperação em minerais estratégicos. Ele ainda mencionou a necessidade de ação conjunta diante do surto de Ebola na África.
De acordo com a mídia asiática, Wang Yi afirmou que o bloco deve contribuir para aprimorar a governança em setores emergentes, com atenção especial aos riscos relacionados à inteligência artificial (IA). Ele defendeu que o desenvolvimento da IA seja orientado de forma segura e responsável.
O diplomata também apoiou o papel das Nações Unidas como principal fórum para a governança do ciberespaço e da esfera digital.
Wang reiterou que a vitalidade do BRICS vem da igualdade e do benefício mútuo entre seus membros, enquanto sua força nasce da solidariedade. Ele afirmou que a China, que assumirá a presidência rotativa do grupo no próximo ano, está pronta para trabalhar com os parceiros na construção de um futuro de paz e prosperidade.
Segundo a apuração, os países participantes manifestaram intenção de cooperar para consolidar um mundo multipolar baseado em paz, segurança, equidade, justiça e desenvolvimento.
Por Sputinik Brasil