Receita apreende 21 toneladas de insumo usado na produção de cocaína
Carga de Acetato de Etila foi localizada em Corumbá (MS) após divergência em nota fiscal; carreta e motorista foram levados à Polícia Federal
A Receita Federal informou nesta segunda-feira (22) que apreendeu aproximadamente 21 toneladas de Acetato de Etila, insumo químico utilizado na produção de cocaína.
A operação foi realizada pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal em Corumbá (MS), na região de fronteira com a Bolívia. A carreta e o motorista foram encaminhados à Polícia Federal.
De acordo com a Receita, o insumo foi descoberto depois que agentes identificaram incorreções na Nota Fiscal, com divergência entre o produto transportado e a especificação registrada no documento.
O Acetato de Etila é um solvente usado na transformação da cocaína base em cloridrato de cocaína. Em nota, a Receita Federal informou que a quantidade apreendida poderia resultar em grande volume da droga.
“Considerando a proporção média utilizada por traficantes que produzem a droga de um litro de Acetato de Etila para dois quilos de cocaína pronta para consumo e a concentração do insumo químico apreendido, estima-se que aproximadamente 40 toneladas de cloridrato de cocaína poderiam ser obtidos com a utilização do produto apreendido”, diz a nota da Receita Federal.
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que, se confirmado o volume, a apreensão será a maior já registrada no Brasil e uma das maiores do mundo.
“Confirmado o volume, será a maior apreensão de cocaína da história do Brasil e uma das maiores já registradas no mundo. É uma resposta firme do Estado brasileiro à sofisticação das organizações criminosas que atuam no tráfico internacional”, escreveu Dario Durigan.
Em escala global, segundo o texto, a quantidade seria a segunda maior já apreendida no mundo, atrás da registrada no Chile no mês passado, quando 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia foram apreendidas em esquema similar ao deflagrado pelas autoridades brasileiras.
Por Sputinik Brasil