SAÚDE PÚBLICA

Mais Saúde abre nova etapa para atender demanda de oftalmologia em Arapiraca

Ação no 4º Centro prevê quase 5 mil procedimentos e começou com atendimento a 120 usuários do município

Por Prefeitura de Arapiraca Publicado em 22/06/2026 às 16:55
Ação do Mais Saúde no 4º Centro busca reduzir fila de exames oftalmológicos em Arapiraca

O programa Mais Saúde entrou em uma nova fase em Arapiraca com o objetivo de ampliar o acesso da população e zerar a fila de espera para exames oftalmológicos. Após a realização de mais de 200 mil exames ambulatoriais, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (22) uma nova ação da iniciativa no 4º Centro.

Nesta etapa, estão previstos quase 5 mil procedimentos, com atendimento direto a usuários das 40 Unidades Básicas de Saúde do município. No primeiro momento, 120 arapiraquenses foram contemplados. O programa seguirá no 4º Centro até zerar a fila de espera da unidade e, em seguida, percorrerá as demais UBS.

O lançamento contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa e da secretária Rafaella Albuquerque. Ela destacou que a nova fase dá continuidade ao trabalho de fortalecimento da Atenção Primária, com foco na resolutividade e na agilidade do atendimento.

“O Mais Saúde está sendo um grande sucesso e nós não podemos parar, então seguimos aproximando o nosso serviço da população e garantindo que todos tenham acesso rápido a esse serviço, porque assim conseguimos construir um SUS cada vez mais forte e resolutivo”, afirmou.

Resultados expressivos

Lançado no primeiro quadrimestre de 2026, o programa Mais Saúde se consolidou como um marco para a saúde pública municipal ao zerar as filas para exames ambulatoriais nas 40 UBS. Ao longo dos últimos meses, a iniciativa passou por todas as unidades e foi encerrada com aproximadamente 204 mil exames ambulatoriais realizados, beneficiando diretamente mais de 15 mil arapiraquenses.

Com a nova etapa, a expectativa é que milhares de moradores sejam beneficiados nos próximos meses, ampliando o cuidado com a população e consolidando o Mais Saúde como uma das principais estratégias de fortalecimento do SUS no município em 2026.