Bolsas europeias encerram sem direção única em meio a negociações entre EUA e Irã
Praças de Londres, Frankfurt, Madri e Lisboa fecharam em alta, enquanto Paris e Milão registraram perdas na sessão
As bolsas europeias terminaram na segunda-feira, 22, majoritariamente em alta, em uma sessão influenciada por fatores geopolíticos e políticos. Os investidores acompanharam as negociações entre os Estados Unidos e o Irã, que reduziram parte das preocupações com possíveis interferências no fornecimento de energia.
No Reino Unido, a renúncia do primeiro-ministro Keir Starmer também apareceu no foco dos mercados, com atenção ao cenário político britânico nas próximas semanas.
Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,72%, para 10.437,85 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,66%, para 25.151,48 pontos. Já em Paris, o CAC 40 caiu 0,25%, para 8.400,11 pontos, enquanto em Milão o FTSE MIB recuou 0,10%, para 52.796,78 pontos.
Em Madri, o Ibex 35 teve alta de 1,09%, para 19.558,60 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,72%, chegando aos 9.168,22 pontos. As cotações são preliminares.
O mercado reagiu aos sinais de avanço nas conversas entre Washington e Teerã, embora ainda circulem informações desencontradas sobre as negociações. Analistas do Deutsche Bank alertaram que o caminho para uma solução de firmeza permanece frágil. O ING avaliou que a recuperação sustentada dos fluxos de petróleo e gás do Golfo Pérsico seguirá como principal fator para os mercados.
No campo político, a saída de Starmer abriu caminho para a ascensão provável de Andy Burnham ao comando do governo britânico, em um processo de transição que continuará sendo monitorado pelos investidores.
Paralelamente, a Alemanha pretende adquirir uma participação de 40% no fabricante de defesa KNDS, de forma progressiva com a França, em meio aos esforços europeus para ampliar a capacidade militar e industrial. Apesar disso, o setor de defesa recuperou cerca de 0,4%.
Entre as ações, a easyJet subiu cerca de 3% após rejeitar uma terceira oferta de aquisição da gestora americana Castlelake. Em Londres, a Babcock International caiu cerca de 6% depois de anunciar um programa de recompra de ações de 200 milhões de libras.
*Com informações da Dow Jones Newswires